segunda-feira

Pintura em xícaras...

Quem aqui não gosta de um cafezinho?

Ainda mais com o frio do inverno que já chegou, um cafezinho faz bem para a alma, reconforta, aquece. E também pode ser um chá, um chocolate quente...
O importante é tomar uma bebida quente em um jogo de porcelana pintado por você.

Mas você nunca pensou em pintar um jogo de xícaras? Siga o passo a passo abaixo e veja como é fácil!

Materiais:
1 jogo de xícaras em porcelana branca
Tintas acrílicas para porcelana com fixação em forno comum Decorfix 150º nas cores amarelo, amarelo cádmio, laranja e vermelho
Pincel de pelos macio
Hastes flexíveis de algodão
Palitos de sorvete
Pano macio e álcool para limpeza

Passo a passo:

1. Lave as peças de porcelana e limpe bem com um pano com álcool. É importante tirar qualquer resíduo de sujeira ou gordura da peça antes da pintura.
2. Misture muito bem as tintas com palitos de sorvete, removendo-as do fundo do frasco antes de utilizá-las. Comece a pintura fazendo um círculo com o pincel e a tinta na cor amarelo. Limpe o pincel com água, e pinte agora um círculo em laranja, afastado do amarelo.
3. Continue a pintura utilizando a cor vermelho. Misture as cores para obter diferentes tons entre amarelos,  laranjas e vermelhos, e sempre lave os pincéis com água ao trocar as cores.
4. Depois de pintar os círculos, comece a pintar faixas em volta dos mesmos, em tonalidades diferentes.
5. Pinte toda a xícara, evitando tocar as partes pintadas. Aguarde a secagem.
6. Com as hastes de algodão pinte as bolinhas em vermelho nas asas das xícaras. Aguarde a secagem completa por 24 horas. Leve as peças para o forno (veja explicação abaixo)


Queima e fixação das tintas: As tintas para porcelana precisam fixar ao forno para que não saiam com as lavagens. As tintas utilizadas nesse projeto fixam em forno caseiro, de fogão comum, a 150º graus (temperatura mínima), por 35 minutos.
Ligue o forno na temperatura de 150º graus por 5 minutos, ponha as peças no forno ligado e deixe por mais 35 minutos. Desligue o forno e espere as peças esfriarem antes de retirá-las.

Fonte: clubedeartesanato

2 comentários:

  1. Para alegrar qualquer pequeno-almoço ou lanche !
    Beijocas e boa semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  2. Oi Kátia,
    Já pensei sim, com aquelas canetas para porcelana, muito práticos.
    Fico com a opção do chá e do chocolate :)
    bjs

    ResponderExcluir

Fico imensamente feliz com a sua visitinha e o seu comentário, qualquer dúvida terei prazer em ajudar, responderei através do meu blog e por e-mail se assim puder...
Bjs, Kátia.